Guia de Informações Logomarcas

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Guia de Informações Logomarcas Pensando em quem está entrando agora no mundo do empreendedorismo ou mesmo tem a missão de estabelecer uma logomarca para um negócio, preparamos um Guia de Informações Logomarcas, para guiar aos iniciantes nessa área, na tentativa de abordar a maioria dos temas relacionados a isto.

Pensamos em quem está entrando agora no mundo do empreendedorismo ou mesmo tem a missão de estabelecer uma logomarca para um negócio. Assim preparamos um Guia de Informações Logomarcas, para guiar aos iniciantes nesta área. Veja como ficou a nossa iniciativa, que procurou abordar a maioria dos temas relacionados a isto, de uma maneira simples e objetiva.

Simplificando nomenclatura para Logomarcas

Guia de Informações Logomarcas
Com a Garantia tauris da Logo Perfeita, você terá a segurança de chegar no resultado que você idealiza, sem limitações. Por que alteramos sua Logomarca realmente até que haja a aprovação, por parte de você, sem custos extra! CONTRATE AQUI

Vamos começar com a nomenclatura. Já abordamos isto mais detalhadamente noutro artigo deste site (aqui), no qual você pode aprofundar-se nesta questão específica. Resumindo: Logomarca, Logotipo, Design de Marca, Marca, Brand, em suma, e à parte de tecnicismos, é tudo a mesma coisa: a representação visual de um negócio, que ganhou o apelido simplificado de “logo”.

Guia de Informações Logomarcas – O que é Logotipo?

Basicamente ou popularmente falando, podemos dizer que o logotipo é o conjunto do nome e imagem que representam uma empresa ou até o trabalho de um profissional liberal. Pode ser composto apenas do nome escrito, do nome escrito associado a um desenho ou da mistura das duas coisas, de forma mais abstrata ou mais literal, dependendo de cada abordagem.

Envolve cor (combinações, monocromos, efeitos), composição (desenhos e suas combinações às letras e as maneiras disso ser aplicado), tipologias/tipografias (tipos de letras) e conceito (aqui, novamente, temos outra seção do site abordando especificamente a questão do conceito em logomarcas),

Tipologias e Tipografias

Já as não-serifadas (semserifa), mais simples e modernas, são conjuntos de caracteres mais limpos e clean, bastante utilizadas para passar conceitos de modernidade, praticidade e acessibilidade. Já as cursivas e manuscritas, referem-se ao caráter artesanal, ao slow making e ao taylorismo. Mostra um toque pessoal, tradicional e feito a mão, com feminilidade - ou não.

Basicamente as letras dividem-se em serifadas (com serifa) e não-serifadas (sem serifa), além das cursivas e manuscritas. As letras ou alfabetos do primeiro grupo (serifadas) geralmente são mais sérias, costumam ser usadas em livros e jornais, por exemplo. São tradicionais, sérias e clássicas.

Já as não-serifadas (sem serifa), mais simples e modernas, são conjuntos de caracteres mais limpos e clean, bastante utilizadas para passar conceitos de modernidade, praticidade e acessibilidade.

Já as cursivas e manuscritas, referem-se ao caráter artesanal, ao slow making e ao taylorismo. Mostra um toque pessoal, tradicional e feito a mão, com feminilidade – ou não.

Logotipos com Símbolos e processo de criação

Logotipos com Símbolos e processo de criação Guia de Informações Logomarcas

A metodologia envolvida na criação de um logo é complexa e varia de designer para designer.

Deve passar por um processo elaborado de pesquisa do público-alvo e classe social, do negócio em si (como funciona na prática, se há ponto-de-venda, se é delivery), produto e serviço, além da história da empresa (se houver), sua trajetória e gênese. Chamamos a este processo de briefing.

Todos elementos participantes de sua história ou de seu segmento servirão como insight’s (inspiração) para que a logomarca seja criada. De forma original e com toda a propriedade, com verdade factual e significado.

Pesquise, compare, pratique benchmarketing

Se você não sabe por onde começar – ou mesmo que saiba, pegue seus principais concorrentes e analise-os. Teste seus produtos e serviços, visite os sites, instagram, fan page e outras redes sociais, veja como é o atendimento, o orçamento, o cardápio, o contrato, a abordagem. Veja embalagens, folheterias, todos os materiais impressos, analise frotas, uniformes.

Veja como a marca se comunica. Busque a história das marcas que você aprecia, descubra a etimologia de cada marca (sua origem e significado e como a ideia da marca surgiu). Isto é Benchmarketing ou marketing comparativo. Você não vai copiar seus concorrente. Vai, na verdade, fazer o que eles não fazem, ou seja, criar diferenciais!

Estude seu público-alvo e descubra qual é a sua “persona”

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Crie sua persona, seu consumidor hipotético, mas específico. Um exercício edificante para seu foco.

Estabeleça um público-alvo geral para sua marca, seu negócio, estabelecendo uma linha de preços, de fidelidade, mecânica de trabalho, precificação, ponto comercial, taxa de entrega e linha de conceito da marca. Defina, também, uma persona: um consumidor que é o seu principal foco. Há ferramentas disponíveis (uma delas é esta aqui, um gerador de personas) que lhe ajudam nesta tarefa e poderão lhe orientar e gerar gratuitamente o seu consumidor ideal.

Guia de Informações Logomarcas // Características de uma persona (tenha estas informações em mente):

  • Quem é o seu cliente potencial e foco principal? (morfologia física, aparência e traços psicológicos daquele que decidirá a compra. Como ele pensa?)
  • Qual a abordagem que interessa para sua persona? Como começar um narrativa que lhe desperte a atenção?
  • O que sua persona faz? Quais são seus hobbie’s, hábitos? No que ele trabalha? Ele é empreendedor? É assalariado? Funcionário Público?
  • A sua persona estudou o que especificamente? Fez cursos? Faculdade? Especialização? Doutorado?
  • Onde ele busca as informações? Assina sites? Jornais? Revistas? Recebe newsletter’s? Os paywall’s são empecilhos para ele?
  • Quais são as metas da vida dele?
  • Que tipos de obstáculos estão em seu caminho?
  • Seus desafios principais em que consistem?
  • Você tem uma solução relevante para solucionar seus problemas?

Como um Logotipo é criado?

Mostramos acima alguns processos de criação resumidos, de desenhos a mão livre que resultaram na criação das logomarcas mostradas.

Separamos um pequeno segmento do processo, ainda que muitos rabiscos sejam realizados e que a tempestade de ideias – ou brainstorming – que é realizada inclua diversas ideias e esboços de ideias que são ou não usados no processo criativo mas não necessariamente aparecem na solução final.

Simplicidade, acima de tudo

"Simplicidade é o máximo da sofisticação" Leonardo da Vinci - design de logotipos simplificação
“Simplicidade é o máximo da sofisticação” Leonardo da Vinci

Também já falamos um pouco sobre as últimas tendências para criação de logotipos (aqui neste outro artigo falando especificamente sobre o tema flat design e geometrização em logomarcas profissionais). Mas além dos modismos e tendências, o que podemos dizer de forma absoluta é: sempre buscar a simplicidade.

A simplicidade facilita a memorização e até a reprodução técnica e prática de uma logo. Seu público poderá gravar a imagem dela rapidamente, e se você tiver uma ideia original, ela será eternamente lembrada e reconhecida.

Observe que as logos consolidadas no mercado são relembradas mesmo quando aplicadas em cores diferentes das tradicionais e mesmo com a supressão de sua tipologia ou logotipia escrita
Observe que as logos consolidadas no mercado são relembradas mesmo quando aplicadas em cores diferentes das tradicionais e mesmo com a supressão de sua tipologia ou logotipia escrita

Ah! E algo muito importante: se você ainda não tem esta ideia, esta ideia original, delegue esta tarefa ao seu designer.

Bons designer’s praticam muito e estão sempre ligados nas tendências, no que há de novo e nos clássicos. Se você está em dúvida, deixe na mão de quem vive o dia-a-dia desta área e conseguirá um excelente trabalho!

Simplicidade, dicas práticas para o Logo perfeito

  • Utilize um ou no máximo dois tipos de letras ou tipologias;
  • Economize nas cores – e nas emissões de carbono – uma ou duas cores deve ser o ideal para uma logomarca. Inclusive ela pode ter duas cores e poder ser representada em apenas uma, caso seja tecnicamente criada para tanto;
  • Observe a legibilidade. Se uma entre dez pessoas não conseguem ler ou entender a mensagem, recomece o trabalho, faça ajustes e garanta a boa leitura e sua compreensão a todos;
  • Nomes curtos e próprios, que não existem, são sempre melhores para domínios de internet e memorização;
  • Evite aforismos e palavras em outros idiomas em excesso. Se seu negócio está no Brasil, sua marca deve falar português!

Contrate um Designer ou faça você mesmo

A questão da qualificação das logos e a relação entre originalidade versus gratuidade em se falando de logotipos já foi abordada neste outro artigo aqui em nosso site, além de estar sendo desenvolvida neste Guia de Informações Logomarcas. A dica, claramente, é: contrate um bom designer!

Somos Especialistas em Logotipos Profissionais desde 2001 - tauris criação design de logos logotipos logomarcas brand designer
Somos Especialistas em Logotipos Profissionais desde 2001.

Nós da tauris design de logos temos orgulho em realizar um trabalho comprometido, temos experiência (criamos logos desde 2001) e lhe garantimos um trabalho que segue todas as metodologias, é criativo, ligado nas tendências e que contribuirá para o seu sucesso, com pacotes de logos super acessíveis (está rolando inclusive uma grande promoção, confira aqui).

Nos contratando – ou não – recomenda-se seriamente que você delegue esta tarefa para alguém especializado e com experiência comprovada.

Se você acredita que tenha habilidades técnicas, criativas e uma formação adequada mínima para criar sua própria logo (NÃO RECOMENDAMOS), faça o download deste programa chamado canva (baixar canva), ele pode lhe ajudar. Mas no momento certo, não deixe de contratar um designer especializado.

Logo em curvas, arquivo-fonte, manual de identidade visual e imagens dissociadas para utilização

Após ter sua logo definida, certifique-se que seu designer lhe forneça sua logo em um arquivo em curvas (arquivo-fonte de matriz vetorial), geralmente em AI (Illustrator), PDF (Acrobat Reader) ou EPS (arquivo em alta resolução para impressão) – alguns designers trabalham também com CDR, um formato mais antigo.

Exija a logo nos formatos citados primeiramente, que são corrente no mercado (neste outro artigo, aqui em nosso site, mostramos um case completo no qual você confere estas aplicações na prática).

Versões e Alterações em Logomarcas, o guia básico para orientar seus passos na auto-estrada do empreendedorismo
Exemplo de aplicações em fundos diversos, dentro das cores principais e reticuladas da marca.

Ademais, tenha em mente que você precisará de sua marca preparada para aplicação em diversos fundos e orientações, vertical e horizontalmente, dependendo do espaço onde ela estará. Pode parecer estranho, mas se você não tiver um comportamento vertical definido, sua logo pode figurar muito pequena num espaço essencialmente alongado na altura e vice-versa.

Então garanta que está comprando um pacote de Design de Logos que inclua um Manual de Identidade Visual (todos nossos pacotes incluem) com pelo menos 10 a 20 variações em comportamentos para a logo criada.

Além disso, tenha em mente que você precisará de sua marca preparada para aplicação em diversos fundos e orientações. Então garanta que está comprando um pacote de Design de Logos que inclua um Manual de Identidade Visual (todos nossos pacotes incluem) com pelo menos 10 a 20 variações em comportamentos para a logo criada.
Neste exemplo você confere algumas aplicações de Manual de Identidade Visual para a nossa própria logomarca

Garanta também que você terá os arquivos exportados em PNG e separados, para que possa utilizar sua logo em diversas situações, como folhas timbradas, sistemas, aplicativos, apoios, cartazes e peças do dia-a-dia nas quais você mesmo e seus colegas e/ou funcionários poderão aplicar a marca.

Isto pode ser feito utilizando até um aplicativo para smartphone ou um editor de textos, sem a necessidade de um profissional especializado lhe atendendo o tempo inteiro.

Outra questão importante é o limite de redução, para que a logo seja aplicada com boa legibilidade, mesmo que muito pequena. Uma logo perfeita precisa ser aplicada reduzida – e vísivel – até 0,5 a 1cm.

Mas se isso não for possível, o designer deverá definir uma versão reduzida ou simplificada para que se torne ícone de seu site ou aplicativo, por exemplo.

Ou ainda para aplicação numa caneta, por exemplo. Situações, enfim, nas quais a logo ficará minúscula, mas legível e preparada para tanto.

Psicologia das Cores – escolha as cores ideais para seu conceito, público-alvo e persona

Para este cliente, por exemplo (rastreamento e monitoramento veicular), a paleta de cores é essencialmente fria, com cores sóbrias, pois trata-se de um serviço com o uso de tecnologia, ligado a segurança e seriedade.
Para este cliente, por exemplo (rastreamento e monitoramento veicular), a paleta de cores é essencialmente fria, com cores sóbrias, pois trata-se de um serviço com o uso de tecnologia, ligado a segurança e seriedade.

Escolher as cores para sua logomarca é mais do que um processo meramente estético. Cada cor remete a um significado, sensação e conceito. Você não deve ter, por exemplo, uma logomarca de gastronomia com cores muito frias, via de regra, pois não despertam o apetite.

As cores remetem também a conceitos e eles devem coincidir com os conceitos que você deseja transmitir em sua logomarca. Cores, e principalmente a combinação delas, podem passar segurança, bem-estar, saúde, respeito, tradição, inovação, despertar apetite, confiança.

Confira o manual de identidade visual desta clientes, da área de moda. Uma versatilidade excelente para a logo

Manual de Id Visual é versatilidade

Confira o manual de identidade visual desta cliente, da área de moda. Uma versatilidade excelente para a logo. Sempre procuramos preparar uma marca, tal como o guarda-roupa de alguém: diversos looks, para diversas ocasiões. Comportamentos de marca vertical, horizontal, marca d’água, submarca, sublogo, assinatura reduzida.

Contrate este designer agora

Observe que o público-alvo, a persona, as cores, e o design devem representar um todo harmônico equilibrado, coerente e que conversa e se complementa entre si. Esta é a receita da logomarca ideal, associada a um negócio e a uma ideia original.

Conclusão, Considerações Importantes, Mitologia de Marca

Conclusão, Considerações Importantes, Mitologia de Marca.

Procuramos abordar os pontos mais importantes neste Guia de Informações Logomarcas. É certo dizer que uma logo ou marca é um código, diferentemente de um enigma ou de um segredo, mas um código aberto e cheio de significados. E este código é percebido e assimilado pelo público afim. Esta construção de significados ativa desejos e impulsos de consumo nos receptores, consumidores em potencial.

O coroamento de um negócio bem sucedido com uma logomarca condizente com o código ideal é uma construção realizada entre empreendedor e designer. Logos que se transformam em marcas de sucesso chegam a criar uma mitologia própria. Não obstante, são cultuadas e desejadas: não só por quem as consome, mas também por quem as deseja.

Guia de Informações Logomarcas

Guia de Informações Logomarcas – Links Relacionados: Veja também este artigo em importante site sobre o tema e este outro ainda, de site do mesmo segmento. Veja também este outro conteúdo, mostrando graficamente os conceitos. Aqui mostramos outro case detalhado de logotipo criado por nós.

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